Acompanhamento Terapêutico
Imagine um tratamento psicológico que vai além das paredes do consultório, que se desenrola em meio à vida cotidiana. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é exatamente isso – uma extensão dos cuidados terapêuticos para fora do espaço convencional, em que é vivenciado com o acompanhado (paciente) as demandas na prática, promovendo a autonomia e reinserção social.
Tratamento inclusivo e ampliado
O AT é dispositivo inclusivo e abrangente, que impede internações desnecessárias e apoia o tratamento psicológico com uma abordagem diferenciada. Assim, proporciona apoio em situações de reintegração social e autonomia, ajudando a construir espaços sociais e a fortalecer vínculos interpessoais.
Indo até você
No AT, o terapeuta (chamado também de acompanhante) vai ao seu encontro, mergulhando nas situações reais que a vida apresenta. Juntos, exploramos como as questões dificuldades se manifestam nas experiências diárias, promovendo uma compreensão e melhor intervenção.
Quem pode se beneficiar?
Quem enfrenta dificuldades na vinculação e aderência a tratamentos, devido às complexidades de seus quadros clínicos e às necessidades da rede de apoio (família);
Quem está em situação de sofrimento psíquico intenso, muitas vezes com desafios para conduzir suas vidas e projetos;
Quem vivencia momentos de crise aguda, em períodos prolongados de angústia e estagnação;
Quem enfrentam dificuldades no contato social, buscando melhorar habilidades interpessoais e seus relacionamentos;
Quem demanda prevenir-se de recaídas, apoiando o processo de recuperação da dependência do abuso de substâncias;
Quem necessita cuidados paliativos, oferecendo suporte emocional e psicológico em momentos delicados.
Quem contempla condições neurodivergentes, como Autismo e Asperger, auxiliando a interação social diante da individualidade;
Quem se enquadra clinicamente em transtornos de personalidade, psicóticos, fóbicos sociais, entre outro.